sábado, dezembro 31, 2005

O Pássaro da Alma




"João, paras quieto ou tenho que te dar uma palmada?"

Ficou quieto de repente, saltou para o meu colo, no sofá, e perguntou-me com um ligeiro sorriso, vestido de espanto:

"Foi o teu pássaro da alma que abriu a gaveta de estar zangado?"

Foi a minha vez de experimentar o espanto. Apanhada completamente de surpresa, não conseguia perceber se estava a tentar distrair-me a atenção do que me tinha feito zangar ou se estava simplesmente a "mangar" comigo...

"Tu não penses que me fazes esquecer a palmada. Ora volta lá a fazer a mesma asneira e vais ver se há pássaro que te salve... Ai, ai, ai"

"Mas tu não me respondeste. Foi o teu pássaro da alma?"

"Mas que conversa é essa?"

"Então tu não sabes que vive um pássaro dentro de nós? Oh, mãe, eu conto-te!Ele chama-se Pássaro da Alma e vive num sítio muito fundo, dentro do peito das pessoas... foi a Mafalda que nos contou hoje..."

"E esse sítio é...?"

"É a nossa alma, mãe! E lá, no fundo dela, há muitas gavetas... a gaveta de estar zangado, a gaveta de ficar contente, a de ter sono, a de ter fome, a de ficar triste, a de chorar... e até há gavetas de ter vontade de dar coisas às pessoas!"

" Que coisas, filho?"

"Beijinhos... queres um? Se eu te der um beijinho pode ser que o teu Pássaro da Alma feche a gaveta de estar zangado..."

Olhei bem no fundo daqueles olhitos expectantes e não consegui disfarçar a ternura de um sorriso. Nesse momento, senti no fundo do meu peito o movimento de uma velha gaveta a fechar... e o crescer de umas asas que me impeliram a voar ao mundo do meu menino-homem que, ainda no meu colo, esperava ansiosamente uma resposta minha, como se essa fosse a confirmação da veracidade daquela história lindíssima, contada pela Mafalda!Abracei-o devagarinho, muito devagarinho para que tivesse tempo de perceber a imensidão do meu Sim... e sosseguei-o:

"O Pássaro da Alma já fechou a gaveta de estar zangado, mas disse-me que voltava a abri-la se tu fizesses asneira outra vez... Por isso vamos lá a pensar os dois no que havemos de fazer para o Pássaro só abrir as gavetas das coisas boas... O que achas?"

"Mas eu sei! Olha, não podemos trancar as gavetas sem ele ver porque essas gavetas não têm chaves, mas podemos ter vontade de fazer as coisas bem e o Pássaro da Alma passa as coisas boas para as gavetas de cima e esquece-se das gavetas de baixo, onde ficaram as coisas más... Ele gosta de beijinhos e tu também. Eu dou-te muitos beijinhos, não faço asneiras e pronto!

"Combinado! Vamos lá ajudar o Pássaro da Alma a arrumar as coisas boas nas gavetas de cima! Dá cá um beijo grandeeeeeeeeeeee!"

Agora já entendo os ruídos da Alma nos dias cinzentos... É o Pássaro da Alma a arrumar as gavetas! Logo que se esquece das debaixo, a alma serena e a paz invade-me!Eu pedi-lhe que reservasse a gaveta mais acima de todas para colocar lá estes momentos doces da minha vida... e que a deixasse sempre aberta!...

Cris (Do Fundo do Meu Arco-íris)

Desejo que em 2006 todos saibamos abrir as gavetas de cima das nossas almas e de lá podermos retirar a paz, o amor e a tranquilidade que nos permitam saber viver este mundo com a sinceridade que aprendemos das crianças!

Um beijo a todos
Cris

terça-feira, dezembro 27, 2005

Quando me dou...

sentido1.jpg



Dou-te o meu corpo em foz
no querer do teu nele nascente

Pelo chão derramo as vestes
véus-prisão da cor das correntes

e desamarro de mim o aqui-agora
o destino, as raízes e a memória...

Transpiro apenas momento
sem espaço e sem história
sou poeira trazida pelo vento
pergaminho sem palavras ou glória
mas alma viva e sedenta
de ti corrente de rio bravo
em agitado movimento

E aqui neste espaço para além do mundo
enlaço-te-me pela cintura
e troco a vida pelo segundo
em que juntos sejamos tão somente loucura
e nos desintegremos em marés vivas e puras
derramadas em mim por ti tão profundo...

depois... dou-te um sorriso desnudo
e nos teus braços adormeço!

Cris
Palavras para te sonhar

segunda-feira, dezembro 26, 2005

De coração aberto!...

Amigos/as,

Que o vosso Natal tenha sido replecto de paz, de amor e de desejos concretizados.

Não me foi possível deixar aqui, ou nos vossos blogs, uma mensagem de Natal em tempo mais oportuno, mas n esqueci da forma doce e carinhosa que me têm tratado e de todo o apoio q me têm dado para q nunca esqueça como é bom escrever. Por tudo isso vos agradeço mais uma vez e vos deixo aqui o desejo de um 2006 pleno de alegrias e de felicidade.

Por aqui continuarei e, espero, que de agora em diante, de novo com o ritmo com q comecei. Por algum tempo foi-me impossível, por questões de saúde, estar no pc, mas vinha sempre q possível espreitar os vossos comentários que tanto me ajudaram a ficar bem. Visitei os vossos blogs em silêncio pq o tempo q podia estar por aqui n me permitia fazer comentários, mas estive sempre com todos e por isso vos digo simplesmente: BEM_HAJAM!

Um beijo
Cris